Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo

 

Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo

NOTÍCIA

GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE RECEBE DIRETORIA DO SINDPPENAL PARA TRATAR DA NÃO RESCISÃO ANTECIPADA DOS CONTRATOS DOS MONITORES DE RESSOCIALIZAÇÃO PRISIONAL

Publicado em: 17 de março de 2025

Compartilhe: icone-zap   icone-face   icone-x

Após intensas negociações, a diretoria do SINDPPENAL se reuniu na tarde desta segunda-feira (17/03) com o governador Renato Casagrande para tratar da não rescisão antecipada dos contratos dos monitores de ressocialização prisional. A reunião representou um passo fundamental em defesa dos direitos da coletividade, reafirmando o compromisso do sindicato em garantir que a categoria tenha suas demandas atendidas.

Desde que a informação sobre a rescisão antecipada foi comunicada aos servidores, o SINDPPENAL tomou a frente dessa pauta, promovendo reuniões estratégicas com diversas autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Ministério Público, em busca de uma solução viável e justa.

“Nosso trabalho sempre foi pautado pelo compromisso com os servidores do sistema prisional. Desde o primeiro momento, buscamos todas as instâncias necessárias para garantir que essa pauta fosse ouvida e tratada com a importância e urgência que necessitava. Construímos um diálogo sólido com os órgãos representativos do Estado, levando a demanda àqueles que detêm o poder de tomada de decisão. Esse pleito foi consolidado no dia de hoje, em que o governador Renato Casagrande autorizou os recursos necessários para que tivéssemos um desfecho mais justo e satisfatório para todos, garantindo que os monitores de ressocialização prisional possam permanecer em atividade até o fim dos seus contratos vigentes”, afirmou o presidente do SINDPPENAL, Rhuan Fernandes.

No entanto, é fundamental destacar que o Termo de Acordo firmado entre o Ministério Público e a SEJUS precisa ser cumprido. Para isso, a Secretaria de Justiça poderá dispor da alternativa de não renovação contratual de alguns monitores que estejam findando o seu primeiro ano de contrato, promovendo uma redução gradativa do número de monitores, conforme determinado pelo Ministério Público. Esse processo deverá ocorrer de forma planejada até que o Termo de Acordo seja integralmente cumprido, no ano de 2027, garantindo a continuidade das atividades no sistema prisional sem prejuízos à segurança e ao funcionamento das unidades.

O SINDPPENAL reforça que a substituição dos monitores de ressocialização prisional pelos novos policiais penais deve ocorrer de forma ordenada, sem comprometer a continuidade e a eficiência das atividades no sistema prisional. O sindicato também destacou que a transição deve respeitar os contratos vigentes, conforme previsto na legislação e no Termo de Acordo firmado entre a SEJUS e o Ministério Público.

“Queremos agradecer ao governador Renato Casagrande por ouvir nosso pleito e tomar a decisão mais efetiva, contemplando a categoria. Agradecemos também ao secretário de Justiça, Rafael Pacheco, pela empatia em receber as demandas levadas pelo sindicato e pela franqueza no tratamento da coisa pública. Nosso reconhecimento se estende ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa, representada pelo vice-presidente Dary Pagung, pelo apoio constante aos policiais penais capixabas. Por fim, expressamos nossa gratidão a todos os monitores de ressocialização e policiais penais que confiaram no trabalho do SINDPPENAL, apoiaram e trabalharam juntos para que essa demanda tão importante fosse atendida”, declarou Rhuan Fernandes, presidente do SINDPPENAL.

 

SINDPPENAL – Dia após dia, honrando o compromisso com a categoria!


























sindppenal

DIA APÓS DIA, HONRANDO O
COMPROMISSO COM A CATEGORIA!

Conheça nosso aplicativo nas lojas online da iTunes e Google:





© 2024 SINDPPENAL-ES. Todos os direitos reservados.