O Sindppenal encaminhou um ofício ao Diretor-Geral da Polícia Penal do Espírito Santo, que também preside a comissão do concurso público da categoria, solicitando a ampliação do número de candidatos classificados no próximo certame.
Atualmente, o quadro da Polícia Penal possui um déficit preocupante. Mesmo com todas as nomeações previstas no concurso de 2023, não chegaremos a 3.000 policiais penais ativos, um número muito abaixo do necessário para garantir a segurança do sistema prisional e da sociedade capixaba.
No concurso de 2023, foram ofertadas 600 vagas e o cadastro de reserva foi formado com 1800 vagas, três vezes (3x) o número de vagas, mas isso se mostrou insuficiente para suprir as demandas do sistema. Por isso, o sindicato solicita que, no concurso de 2025, esse critério seja ampliado para, no mínimo, seis vezes (6x) o número de vagas, garantindo um cadastro de reserva robusto e permitindo convocações futuras.
Além disso, o Sindppenal já solicitou ao governo do Estado o aumento das vagas do próximo concurso de 600 para 1.200. Agora, reforçamos a necessidade de ampliar também o número de candidatos classificados, garantindo que tenhamos um quantitativo de efetivo adequado para atuar nas unidades prisionais, escoltas hospitalares, fóruns, operações táticas e demais setores estratégicos da Polícia Penal.
Outro ponto fundamental é que o Sindppenal já solicitou sua inclusão na comissão de elaboração do edital do concurso, garantindo a participação direta do Sindicato na construção de um certame mais justo e alinhado com as reais necessidades da categoria e do sistema prisional capixaba. Assim que essa solicitação for aceita, o sindicato irá novamente oficializar o pedido de ampliação do número de classificados por meio do membro que representar a categoria na comissão.
Seguimos firmes na luta pela valorização da categoria e pelo fortalecimento da Polícia Penal do Espírito Santo!
Acompanhe nossas redes para mais atualizações do andamento do processo de solicitação e fiquem atentos às próximas movimentações.
SINDPPENAL – Dia após dia, honrando o compromisso com a categoria!